VP004-12 Pilares da Qualidade de Vida: Equilíbrio e Saúde

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×
12 Pilares da Qualidade de Vida: Equilíbrio e Saúde

12 Pilares da Qualidade de Vida

Começamos a série “12 Pilares da Qualidade de Vida: Equilíbrio e Saúde”. A analogia é com pilares de sustentação, porque assim é a importância da Qualidade de Vida no equilíbrio entre as áreas da vida para gerar e manter a saúde da pessoa, do grupo e da sociedade.

12 Pilares da Qualidade de Vida: Equilíbrio e Saúde

Apresentamos uma visão dessa importante busca e preocupação humana através da analogia com uma estrutura construída sustentada em suas bases por 12 colunas.

  1. Saúde:
    1. Física (alimentação, dores, saúde geral)
    2. Mental (equilíbrio mental, IE, como ver o mundo)
    3. Espiritual (fé, crer, moral, ética)
  2. Relacionamentos:
    1. Amigos (amizade, pessoas escolhidas),
    2. Amoroso (relacionamento mais intimo, pessoa escolhida, cônjuge ou não)
    3. Família (pessoas não escolhidas, grupo social em que nasceu, laço de sangue e de proteção)
  3. Trabalho:
    1. Financeiro (retribuição, recompensa, dinheiro)
    2. Carreira/network (desenvolvimento, crescimento, contatos, parcerias)
    3. Satisfação profissional (sou feliz com o que faço, satisfação, sentir-se útil)
  4. Pessoal:
    1. Lazer/prazer (dar um sentido ao dia, prazer e satisfação com o dia e a vida)
    2. Autoconhecimento (conhecer a si mesmo, seus sonhos, realidade, identidade)
    3. Ser-no-mundo (propósito de vida, missão pessoal, minha importância, valores)

Todos buscamos Qualidade de Vida

pilares-gregos-5

Quantas colunas são???

Todos nós buscamos melhorar a qualidade de nossa vida. Espontaneamente definimos e medimos as condições da própria vida e de outras pessoas. Esses critérios que criamos se referem a um bem estar que envolve diversos âmbitos, como o espiritual, o físico, o mental, o psicológico, o emocional, os relacionamentos sociais e familiares além de saúde, educação, financeiro, poder aquisitivo, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

Qualidade de Vida não deve ser confundida com padrão de vida, sob a pena de perder os referenciais para a saúde e equilíbrio, pois o que pode diferenciar o padrão de vida das pessoas é uma medida que estima o bem estar da pessoa com base na quantidade de bens e serviços consumidos. Não é uma medida real, válida e saudável.

OMS com Qualidade de Vida

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que saúde é o pleno bem estar bio-psico-social, e dá muita importância ao tema da Qualidade de Vida.  Prova disso é que ela criou e disponibilizou um questionário para medidas e pesquisas sobre o tema.

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) disponibiliza uma versão em português do Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida (WHOQOL), de 1998; há ainda vários estudos disponível em sites agregadores de periódicos científicos.

Equilíbrio entre satisfação e realidade

Na Qualidade de Vida existe uma adequações entre o que quero e o que tenho ou o que posso ter. esse equilíbrio é dinâmico e pode ser muito sensível; a estabilidade desse equilíbrio dinâmico está na capacidade da pessoa lidar com as coisas prazerosa e com as coisas da realidade (Freud chamou de Princípio do Prazer e Princípio da Realidade).

Chamamos de Qualidade de Vida o que fazemos e conquistamos no meio desse dilema: o que eu quero e o que me é possível ter no momento geralmente estão em um constante duelo, mesmo não consciente. Você provavelmente já sentiu e vivenciou isso: o que quero não é o que posso ou devo, e o que devo não é o que quero fazer. Esse duelo se aplica a todas as áreas da qualidade de vida, interferindo e moldando nossas decisões e avaliações sobre a qualidade da vida que temos. Segundo o próprio Freud, “conhecer é poder”, e conhecendo mais sobre essa situação humana, pode-se fazer alguma coisa positiva com ela.

ESCUTE. PRATIQUE. MULTIPLIQUE.
Viva com qualidade

 

Playlist do episódio

  • The Jive Turkeys - The Funky Turkey
  • Admiralbob77 - The Remixin Blues 2
  • Akh-Point - Foundin Faith
  • Robin Grey - The Winter Blues
  • Sim Band - A-Blues
  • Truman - Blues Rock
  • Sim Band - Listen To Me
  • David S Blue - Walking on the beach
  • Redmagik - Short blues
  • David S Blue - Forever
  • Myriam Swanson - Good Rockin
  • Lost In Jazz - And that is why
  • Ben K Adams - In The Moonlight
ettore

About Ettore Riter

Psicólogo, Psicoterapeuta, Coach. Atuando profissionalmente desde 2001. Especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Desenvolvimento de Potencial Humano nas Organizações e Psicoterapia Breve. Trabalha com o propósito de auxiliar e estimular o desenvolvimento das pessoas através de diálogos relevantes, para construir uma vida que vale a pena.