O Coaching impacta o profissional e o negócio?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×
Coaching impacta o profissional e o negócio, atividades e grupo

Coaching impacta o profissional e o negócio, atividades e grupo

O Coaching impacta o profissional e o negócio, atividades e grupo. O primeiro beneficiário é a pessoa, aprendendo, se modificando, influenciando seu contexto. Depois suas atividades e seu grupo recebem o efeito positivo das mudanças, e em seguida é o negócio. Nesse caminho as mudanças de consolidam efetivamente.

O Coaching

Coaching é uma modalidade de relação de ajuda que visa o desenvolvimento humano, tanto em âmbito pessoal quanto profissional. Essa ferramenta para desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) atua na esfera profissional e pessoal, contribuindo em segundo momento com a empresa, a estratégia, o grupo, a liderança, a comunicação entre outros campos. A mudança, melhoria e desenvolvimento se dá através de uma relação positiva e produtiva entre o cliente e o profissional coach; o foco do desenvolvimento é a pessoa, mesmo que seja exercitando e atuando no campo profissional, que também será impactado positivamente. São as pessoas que transformam a si mesmas, umas às outras e as coisas.

Como ferramenta, o Coaching pode ser adaptado aos diversos contextos permitindo uma atuação mais específica e profícua. As ações de desenvolvimento são mais assertivos e alinhados com os resultados esperados, exatamente por partir de uma leitura situacional da realidade da pessoa ou do grupo.

"De tantas mudanças necessárias, o coaching propicia apenas uma mudança em um contexto?"

Para maior efetividade do processo de desenvolvimento, concentre-se em um foco de atuação por vez. O humano tem a valiosa capacidade de generalização, amplificando a aprendizagem ao aplicar o que se aprende em todo o lugar, situação e momento. Aprender significa gerar transformações no cérebro, modificando suas conexões sinápticas. O modo de pensar, sentir e agir não são mais os mesmos depois de aprender algo, levando a fazer (e ser) de modo diferente. A mudança expressa o aprendizado. O que aprendo em uma área ou situação geralmente é generalizado para outras situações similares ou não, conforme a motivação e a adaptação criativa da pessoa.

O impacto compacto

O coaching é um catalisador de mudanças. Mesmo com uma atuação ou intervenção compacta, seus efeitos positivos junto ao profissional cliente podem agir como as ondas em um lago, avançando em diversos círculos de influência da pessoa. Consideremos então a importância de adequadas estratégias para o desenvolvimento de executivos e profissionais; eles são como um de pivô de irrigação que deve levar a água para todo o campo plantado, realizando as ações e mudanças que o negócio precisa. Dono, presidente, diretor, gerente ou executivo, seja qual for o título usado, designa a pessoa em posição hierárquica de responsabilidade e decisão que detém a prerrogativa e a condição de gerar e manter o bom andamento do negócio ou setor. Desenvolvimento pessoal e profissional é uma necessidade frente as circunstâncias e exigências, tanto pessoais quanto profissionais.

A partir de objetivos claros e focos definidos, do estabelecimento das prioridades e do criação do plano de desenvolvimento pontual, pode iniciar o processo de concretização dos potenciais e da ampliação das competências essenciais para o negócio, passando pelo desenvolvimento do profissional executivo.

ettore

About Ettore Riter

Psicólogo, Psicoterapeuta, Coach. Atuando profissionalmente desde 2001. Especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Desenvolvimento de Potencial Humano nas Organizações e Psicoterapia Breve. Trabalha com o propósito de auxiliar e estimular o desenvolvimento das pessoas através de diálogos relevantes, para construir uma vida que vale a pena.