Coaching: necessidade ou modismo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Coaching: necessidade ou modismo?

O contexto em que vivemos atualmente é repleto de pressões, mudanças e incertezas para os profissionais e as organizações. Riscos a correr, posicionamentos a assumir, decisões a tomar, crises a administrar, conflitos, relacionamentos, negociações, seu próprio estado emocional e muitas outras demandas são exigidas de quem atua nas empresas de qualquer tamanho ou seguimento.

O Coaching é uma ferramenta valiosa nesse panorama, pois atua com o objetivo de auxiliar e estimular o desenvolvimento da pessoa e do profissional, para que atinja seus resultados, obtendo e entregando o melhor de si, enquanto amplia e realizar o seu potencial.

Foco no presente

Nesse processo de desenvolvimento com Coaching o foco são as necessidades do presente, não fatos do passado ou suposições imaginadas para um futuro. Concentrando o foco nas atividades do profissional, no acompanhamento de suas ações ou seu plano de desenvolvimento dentro de um contexto, pode-se contribuir em muito para o ajustamento criativo necessário ao enfrentamento das situações, conflitos e dilemas; desenvolve-se então, de forma contextualizada, pragmática e sustentável, novas competências, habilidades e comportamentos que elevam o desempenho da pessoa em atividades e tarefas nos diversos âmbitos em que está inserida. Isso acontece porque repetimos o que temos e somos nos diversos papeis que desempenhamos e contextos em que estamos. Seja o positivo e construtivo ou negativo e nocivo, temos a tendência a espalhar quem somos, como a reverberação de um som.

A importância do Coaching

O alicerce da importância do Coaching está na necessidade de apoiar as pessoas a se adaptarem rapidamente nesse contexto de mudanças inevitáveis, e por vezes inesperadas. Esse modelo de desenvolvimento adquiri um caráter estratégico, na medida em que é exigida maior velocidade ou prontidão para o desenvolvimento das pessoas e profissionais, como se não houve mais tempo para esperar que aprendam ou amadureçam por si mesmos. Nesse ponto, a necessidade de atuação assertiva, efetiva e adequada da liderança ante os desafios e demandas faz a diferença crucial para o sucesso da atividade, da equipe, do projeto, da empresa.

Portanto, nessa importante parceria estratégica facilitada pelo Coaching, o que se propõe são diálogos e ações relevantes visando o desenvolvimento do indivíduo, conforme o objetivo estabelecido no início do projeto. A elevação da performance individual, tão requerida e buscada na atualidade, é um dos resultados esperado no processo de desenvolvimento de competências da pessoa.