VP007-Pilares da Qualidade de Vida – Relacionamento Amoroso

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

VP007-Pilares da Qualidade de Vida - Relacionamento AmorosoContinuando a série: Pilares da Qualidade de Vida - Relacionamento Amoroso. Anteriormente falamos dos relacionamentos familiar e amizades. O que é amor para você? um relacionamento amoroso é um caminho para a felicidade? Relacionamentos são trocas afetivas?Precisa ter afinidades para manter o relacionamento? Relacionamento amoroso é naturalmente humano?

Relacionamento Amoroso

É inevitável tocarmos no tema do amor e da vinculação afetiva quando buscamos melhorar a nossa qualidade de vida.

Relacionamento amoroso geralmente é entendido como um contato mais íntimo com pessoas escolhidas, diferente do que acontece com a família. Há um caráter intimista também no modo de falar, nos gestos, nos ambientes escolhidos para conviver. Essa modalidade de relacionamento humano é construído com o tempo, requerendo continuidade e constância nas atitudes e objetivos. Sentir-se bem em companhia da outra pessoa é uma sensação frequente.

Alguns fatores podem fazer pressão sobre o relacionamento amoroso, tais como as expectativas de um para com o outro, as expectativas das respectivas famílias, as pressão social e a construção de um sentido de vida conjunta.

Um caminho para a felicidade?

No senso comum, o relacionamento amoroso é visto com um caminho para a felicidade, mas na realidade isso é se dá desse modo. O filósofo Schopenhauer é um dos primeiros a refletir sobre o amor. Talvez seu ponto de vista não seja do agrado de todos os românticos e, talvez, tenha um boa dose de verdade. (Saiba mais em "Filosofia: Um Guia Para A Felicidade - Schopenhauer e o Amor, 2000")

Pilares da Qualidade de Vida - Relacionamento AmorosoHumano é um ser social

O ser humano é um ser social. Suas relações são de relativa independência. Precisa sentir-se pertencente, precisa perceber-se fazendo parte de algo que seja maior do que ele próprio; isso faz sentir-se preenchido, satisfeito, realizado, acolhido.

As relações realmente importante são construídas diariamente, de acordo com o empenho das partes, pelos interesses comuns ou particulares, na convivência e conveniência, no compartilhar experiências.

Relacionamento é troca

Relacionamentos saudáveis tem certa medida de troca, na qual as partes atendem suas necessidades e interesses, ao mesmo tempo de oferecem o que tem. Essa troca é natural e saudável porque atende a ambos que continuam íntegros como indivíduos, mesmo que esse contato seja transformador.

Uma das situações adversas do relacionamento e considerada não saudável se permanece para além da primeira infância do indivíduo é o que podemos chamar de simbiose. Esse termo, emprestado da Biologia, mas com um sentido um pouco diferente, se refere a relação em que as partes trocam e se satisfazem, mas uma delas é totalmente dependente da outra. No relacionamento amoroso isso não costuma ser um bom sinal.

Vínculo afetivo e afinidades

Uma relação humana, principalmente se mais próxima e duradoura, envolve a correspondência de interesses e afinidades entre as pessoas. Não que se goste das mesmas coisas, ou se faça coisas iguais etc. A afinidade em alguns pontos faz as pessoas se aproximarem, se interessarem pela outra e decidir investir tempo e atenção no outro. A convivência também pode produzir afinidades e proximidades. Algumas pessoas até "adquirem" o mesmo jeito uma da outra, se assemelhando de tal modo que podem ser perguntados se são irmãos.

O conhecimento recíproco entre as pessoas se dá por meio da comunicação, tanto verbal quanto não-verbal. Nesse contato e processo de apresentar-se e perceber o outro, são expostos os aspectos individuais que constituem o "Você". Igualmente, o "Outro" também apresenta os aspectos individuais que o definem. Nesse intercâmbio acontecem convergência que aos poucos formam o "Vínculo", isto é o vinco, a vinculação entre as pessoas que decidiram se envolver, aprofundando o conhecimento do outro e cultivando a atitude de dar-se a conhecer. Esse é um relacionamento amoroso.

momento-culinária"Momento Culinária":
uma "receita de bolo" para a vida

Em nosso "Momento Culinária", arriscamos compartilhar 5 dicas para gerar e manter a saúde nos relacionamentos, em especial o amoroso:

  1. Invista tempo para conhecer o outro
  2. Diálogo e abertura pessoal: converse assertivamente
  3. Desenvolva empatia: colocar-se no lugar do outro
  4. Escute a fala do outro como depoimento, não acusação
  5. Busquem interesses em comum e atividades conjuntas

 

ESCUTE! PRATIQUE! MULTIPLIQUE!
Amor é sentimento e decisão; simples e complicado.

Playlsit do Episódio

  • The Jive Turkeys - The Funky Turkey
  • Barry White - Love Theme
  • Jason Pfaff - A Light In Your Eyes
  • All You Need Is Love - The Beatles
  • Alberto Mandis - For Nicoletta
  • Jazz Friends - Empathy by Liquid Frame
  • Kevin MacLeod - Cipher2
  • Lazztunes07 - Skyline Mix
  • Everybody Needs Somebody To Love - The Blues Brothers
  • Alberto Mandis - Bossa for you
  • Bay City Rollers - Give A Little Love
  • The Dada Weatherman - Human Light
  • NaTtA - C'est La Vie
  • After The Love Has Gone - Earth, Wind and Fire
  • VJ Memes - Dark Side of your Heart
  • Thomas Laffont - Sentiments
  • Jampy - Sunday Evening
  • Leo Fressato - Não há nada mais lindo [o descobrimento do brasil] (https://www.youtube.com/watch?v=iy7X1clA640)
  • Fortadelis - A Simpler World
  • Sting & the Police - Every breath you take
  • Akh-Point - Those eyes
ettore

About Ettore Riter

Psicólogo, Psicoterapeuta, Coach. Atuando profissionalmente desde 2001. Especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Desenvolvimento de Potencial Humano nas Organizações e Psicoterapia Breve. Trabalha com o propósito de auxiliar e estimular o desenvolvimento das pessoas através de diálogos relevantes, para construir uma vida que vale a pena.