VP005-Pilares da Qualidade de Vida – Saúde

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Pilares da Qualidade de Vida - Saúde

Parte 2 da série Pilares da Qualidade de Vida - Saúde física, mental/emocional e espiritual. Tudo o que fazemos na vida e o que pretendemos realizar exige algo nos campos da saúde física, mental/emocional e espiritual. Esses pilares são essenciais ser uma vida produtiva, equilibrada, harmoniosa, significativa.

Pilares da Qualidade de Vida - Saúde

Tratamos aqui a ideia de saúde como um bem-estar (bio-psico-social e espiritual); o corpo, o social, o emocional, o mental são concepções mais claras, menos "cinzentas". A discriminação conceitual necessária é quanto a espiritualidade. Não estamos tratando de religião quando falamos da área espiritual, mas de tudo o que nos permite ir além de nossa condição humana, ver além de si mesmo, seja para a transcendência da vida, seja para transcendência do ser ou mesmo do legado deixado para as gerações seguintes; então, estamos falando tanto de questões pessoais, sociais, e religião.

Queremos reforçar a importância desse conjunto de pilares da saúde. Metaforicamente são os alicerces do edifício. Por ser a base é extremamente importante cuidar dela em seu lançamento, assim como continuar cuidando, porque, diferente de uma construção de alvenaria, não somos estáticos. Dizer que o ser humano é dinâmico em sua formação e constituição é dizer que tudo está em movimento e transformação, que nossas escolhas nos constituem e que podemos mudar e nos reposicionar.

Primeiro o mais importante

Não é possível afirmar que esse conjunto de pilares são os mais importante. Talvez esse tipo de classificação não seja justa ou válida, pois não podemos generalizar para todas as pessoas. Cada um deve escolher como aplicar suas energias, recursos e tempo, construindo e reforçando os pilares que mais que convier.

Primeiro vem a base, depois a decoração. O mais importante precisa sempre ser considerado inicialmente. Seu corpo físico, seu estado emocional, sua mente racional e sua perspectiva espiritual são pilares imprescindíveis para se construir a si mesmo com qualidade e sustentabilidade. Então, não podemos falar de apenas um foco para lidar de modo restrito; precisamos considerar diversos pilares que sustentam toda a nossa edificação.

Concretizando

Para começar basta fazer mudanças, pequenas que sejam, nas coisas simples, aquelas que já acontecem; não necessariamente precisamos começar a implementar ações e isso ou aquilo. As coisas que fazemos de forma natural, geralmente fazemos no "piloto automático", sem consciência ou reflexão. Nesse processo podemos nem perceber que a ação feita com naturalidade e continuidade não nos está oferecendo o que queríamos ou recebíamos.

Pequenas coisas podem ser mudadas ou mesmo confirmadas pelo exame simples e pessoal. Para isso precisamos refletir, pensar sobre, examinar com atenção, deter-se sobre algo para verificação. Falar em refletir sobre algo pode parecer maçante e improdutivo. Mas o termo aqui usado tem mesmo o sentido de fazer a crítica, de meditar, de revelar, de identificar a causa ou alvo da reflexão. É um processo comum aos seres humanos, mas que aprendemos ser chato, desnecessário, cansativo. Infelizmente, essa é a chave que nos permite transformar a condição existente em que vivemos. Felizmente, essa chave está sempre a nosso alcance, para ser aplicada em qualquer situação.

Escute! Pratique! Multiplique!
Reflita sobre si mesmo e sobre sua vida para melhor seu caminho.

 

Playlist do Episódio

  • The Jive Turkeys - The Funky Turkey
  • Kevin MacLeod - Vivacity
  • Admiralbob77 - I Won't Play
  • Tglancy - Munt from Coma - Ha_2.0
  • Ramblinglibrarian - Rock Version - How Do I Make You See
  • Mirva - This Is How We Stand
  • Joshwoodward - Josh Woodward Cherubs (stems)
  • Kevin MacLeod - B-Roll
  • Kevin MacLeod - Guts and Bourbon
  • Jampy - Rain
  • Bruce H. McCosar - The Outer Banks of Love
  • K4MMERER - Take Left
  • Jason Pfaff - Not Dead Yet
  • General fuzz - sliding forward
  • Kevin MacLeod - Aces High
  • Mike Link Harvey Taylor - Brotherly Love
  • Rocavaco - Growing
  • Ben K. Adams - In The Moonlight
ettore

About Ettore Riter

Psicólogo, Psicoterapeuta, Coach. Atuando profissionalmente desde 2001. Especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Desenvolvimento de Potencial Humano nas Organizações e Psicoterapia Breve. Trabalha com o propósito de auxiliar e estimular o desenvolvimento das pessoas através de diálogos relevantes, para construir uma vida que vale a pena.