VP008-Pilares da Qualidade de Vida – Trabalho e Carreira

7 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 7 Pin It Share 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 7 Flares ×

Pilares da Qualidade de Vida – Trabalho e CarreiraO que o seu trabalho significa para você? Satisfação com sua carreira é mesmo necessária? A melhor profissão é a que dá mais dinheiro? Vamos tratar do terceiro conjunto de Pilares da Qualidade de Vida – Trabalho e Carreira: Financeiro (retribuição, recompensa, dinheiro), Carreira/network (desenvolvimento, crescimento, contatos, parcerias) e Satisfação profissional (sou feliz com o que faço, satisfação, sentir-se útil).

O que é o Trabalho?

Trabalho e CarreiraImportante começarmos buscando compreender melhor o que é o Trabalho. É através dessa atividade humana que se produzem e se mantêm fatores econômicos. Em linhas gerais, o Trabalho é medido em tempo (horas dedicadas), salário ou eficiência produtiva. (Saiba mais sobre Eficiência, eficácia, efetividade e produtividade.)

Genericamente, Trabalho é tido como aplicação de energia na realização de uma tarefa ou na ação transformador da natureza com algum objetivo pré-definido. Desejos e riquezas impulsionam o trabalhador ao trabalho, em um processo de produção de bens de consumo e de lucro. O trabalho é um elemento fundamental no ciclo: produzindo, vendendo, consumindo, lucrando, inventando etc.

Trabalho é um processo social e histórico

Tende-se ver o Trabalho como algo natural, isto é, fora de seu contexto e construção social e histórica. Mas é importante que se esclareça que o que conhecemos hoje como trabalho é uma construção necessária para o desenvolvimento e manutenção do sistema político e econômico em que vivemos.

Trabalho e CarreiraNa história do desenvolvimento do Trabalho, constata-se um incremento progressivo de técnicas, conhecimentos e ciências e um decréscimo no âmbito do esforço e do movimento. Não se questiona "para que" e "para quem" se trabalha, pois as pessoas precisam trabalhar --- ou seja, são obrigadas, apesar da ilusão e do discurso falacioso de que o fazem por livre escolha, ou que possam mudar de emprego quando o desejarem.

Entregar ou trocar sua força, mãos, inteligência, olhos, habilidades, voz, capacidades, presença etc., é feito em um determinado tempo e espaço e é feito em troca de algo específico (dinheiro ou outro objetos concretos ou subjetivos) ou ainda por participar de parte da riqueza geral criada.

O trabalho define o ser humano?

working_overtime-219x300O trabalho é um elemento que define o ser homem (humano) em nossa sociedade de capital; é por ele que se criam as condições reais de sua possibilidade de existência. Ele tem um papel de mediação entre o sujeito e seus objetos de desejo (que mudam ao longo do tempo e do desenvolvimento do ser): "você precisa trabalhar para conquistar o que deseja; nada cai do céu". Dizer que o trabalho é assalariado, é avaliar qualitativamente num certo tempo e lugar. Já não é apenas os produtos do trabalho que se tornam mercadorias, mas o próprio trabalho.

Assim, a forma como os homens se organizam (classes sociais) e definem a divisão do trabalho, seguem uma racionalidade da instituição do sistema capitalista, que se modifica de tempos em tempos, tanto no modo geral como o trabalho é articulado, quanto nos conteúdos específicos dos diferentes trabalhos.

jornada-de-trabalhoEm nosso tempo moderno

Depois de considerar alguns fatos importantes sobre o trabalho, é precisamos pensar em como vamos lidar com essas questões e desafios em nosso tempo atual.

Definir objetivos e metas

Recomendamos pensar na importância de seu trabalho para você e nos seus Objetivos. Esse é um exercício particular e geralmente  você não encontrará outros posicionamentos iguais, porque se trata de questões com significada muito particular e individual. A clareza na definição dos objetivos requer que o contexto seja específico, então, considere separadamente os pilares financeiro e o de carreira, questionando-se, por exemplo:

  • O que significa sucesso para você?
  • Até onde quero chegar na minha carreira ou profissão?
  • Que investimentos e sacrifícios estou disposto a fazer?
  • Quanto quero ou preciso receber financeiramente --- em 1 ano, 5 anos, 10 anos?
  • Que bens materiais quero obter --- para o conforto da família ou realização pessoal?

Juntamente com os Objetivos é interessante estabelecer metas com o S.M.A.R.T. :

SMART-METAS

Definir Termômetros e Monitoramentos

Estabelecer modos de identificar e monitorar o desenvolvimento e a satisfação profissional pode ajudar a planejar mudanças e etapas de evolução para a carreira. Acordar de manhã e decidir mudar o rumo da carreira, mudar de emprego, iniciar ou parar uma faculdade pode levar a caminhos infrutíferos para o atingimento dos objetivos. Perceber, medir, monitorar, planejar e executar geralmente oferece o panorama mais adequado para tomar decisões de mudanças e investimentos profissionais.

Nas horas de insatisfação e estresse, a razão aponta melhores soluções que as emoções. Mas para esse conjunto funcionar bem, é preciso fazer toda essa "lição de casa" e estar refletindo sobre essas questões tão importante. Isso é o que nos prepara para as oportunidades e para as ações proativas nas soluções de problemas, ao invés de reagir e esperar que dê tudo certo.

O trabalho vai além do salário

Trabalho-escravoO trabalho deve ser pensado para além do salário. Trabalhar apenas pelo dinheiro gera um empobrecimento do significado do trabalho. Algum significado atribuído à atividade laboral ajuda a suportar as dificuldades que todo trabalho tem e auxilia a aplicar a energia e recursos de forma positiva nesse contexto.

Além do que se ganha financeiramente, o contexto do trabalho oferece a experiência de sentimentos de justiça, recompensa e retribuição; apenas focar o salário, o ganho, o $$$, gera o ambiente cheio de perigos e problemas, porque nos faz concentrar apenas em uma questão de sobrevivência, em uma esfera bastante primitiva, na qual as relações são um mal necessário, onde impera a Lei de Talião: "olho por olho, dente por dente".

Networking é tão importante assim?

trabalho-pessoasNetworking é essencial! Esse nome é dado as relacionamentos ligados ao trabalho e carreira. Não podemos perder de vista que continua sendo contato humano e para se estabelecer como um relacionamento precisa ser contínuo, pessoal e autentico.

Networking, apesar de seu objetivo profissional também serve a fins pessoais, mas vive em um equilíbrio delicado: ninguém gosta de ser usado. Então, temos praticamente um impasse: como construir um relacionamento com um objetivo, sem que ele seja meramente utilitário? Como não usar as pessoas para seus propósitos pessoais e profissionais? Talvez apenas a própria pessoa possa dizer sobre esse equilíbrio, valendo-se de sua capacidade humana de empatia.

rodas-dos-ratos-karoshi180Só se é feliz trabalhando no que gosta?

Essa associação entre felicidade e trabalho dá muito trabalho para se concretizar. Não existe um trabalho perfeito, um trabalho dos sonhos. Qualquer trabalho traz em sua constituição diversas atividades e obrigações que são a oposição à felicidade. Por vezes temos que assumir funções que não são agradáveis. Trabalhar em algo que não se identifica ou não gosta pode ser temporário, mas por tempo indeterminado, essa situação pode trazer diversos complicadores para a pessoa.

Pode-se encontrar atividades de que se gosta em um processo de trabalho, isso pode ajudar. Pode-se ver o trabalho como porto seguro e buscar hobbies, fora do trabalho para aliviar. O desafio é encontrar um sentido no trabalho que faz. Atribuir um significado pessoal ou social propicia que o trabalho seja uma expressão pessoal do ser-no-mundo, do modo de se concretizar como pessoas na sociedade em que vivemos. Tudo o que fazemos tem um significado pessoal; esse sentido pessoal do que se faz e do que não se faz é que traz dignidade ao humano, não o dinheiro que recebe, cargo que ocupa ou lugar que frequenta.

Qual a importância do que você faz? O que você oferece às pessoas com a aplicação de suas capacidades e talentos?

Podcast indicados nesse episódio

Vídeo indicado nesse episódio

Café Filosófico - Paulo Gaudencio - Ser companheiro em tempo de Crise

 

ESCUTE! PRATIQUE! MULTIPLIQUE!
Toda ação e inação tem um sentido. Defina o seu.

Playlist do Episódio

  • Gretchen Wilson - Work Hard, Play Harder
  • Trafic de Blues - Steady B.
  • Kevin MacLeod - Fork and Spoon
  • Akh-Point - Foundin_ Faith
  • Trafic de Blues - Tribute to the kings
  • Trafic de Blues - From Saint Denis
  • Jazz Oil - Lufon
ettore

About Ettore Riter

Psicólogo, Psicoterapeuta, Coach. Atuando profissionalmente desde 2001. Especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Desenvolvimento de Potencial Humano nas Organizações e Psicoterapia Breve. Trabalha com o propósito de auxiliar e estimular o desenvolvimento das pessoas através de diálogos relevantes, para construir uma vida que vale a pena.