Podcast? O que é isso?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Em 2014, o Podcast fez 10 anos. Ainda não é simples dizer exatamente o que ele é. Seja porque ainda é algo novo, porque ainda não é tão popular como a TV ou o rádio, ou porque é daquelas "coisas de tecnologia" complicadas de entender para quem não é do meio tecnológico. Uma coisa é certa, não tem nada de complicado após uma simples "iniciação" que permite usar, se divertir e se instruir com os variados Podcasts disponíveis na internet.

De modo geral, o Podcast é uma mídia digital (arquivo de áudio ou vídeo); o mais comum é áudio, sendo semelhante a um programa de rádio na internet. Ele é hospedado em um servidor web e pode ser escutado via streaming ou baixado no seu dispositivo de mídia preferido. É distribuído por tecnologia RSS, que notifica o usuário web das atualizações de seus sites de interesse assinados. Por se tratar de um conteúdo por demanda, pode ser ouvido em qualquer lugar, a qualquer tempo e conforme seu gosto pessoal em praticamente todos os dispositivos eletrônicos. O termo vem da união de dois nomes: iPod (mp3 player portátil da Apple na época) e Broadcast (transmissão de TV ou rádio).

Os modelos dos programas são variados e os mais comuns são: uma pessoa apresentando, um especialista sendo entrevistado e um grupo conversando sobre temas, interesses e experiências, sejam pessoais, profissionais ou segmentados. Esses programas podem ter um caráter humorístico ou apenas ser bem humorados, podem ter temas sérios ou apenas diversão; podem tratar de política, ciências, saúde, educação, cultura, filosofias, cinema, música, idiomas, tecnologias, religião entre muitos e muitos outros temas. Tudo de graça em seu fone de ouvido.

Um podcast transmite conteúdos, opiniões e/ou entretenimento para públicos diferentes (em idade, gostos, interesses, ocasiões etc). Por sua plasticidade, seu potencial de entretenimento e instrução e por atender a interesses de nicho, essa mídia tem crescido em popularidade e relevância social. A terceira edição da pesquisa nacional sobre a audiência de podcasts, a PodPesquisa 2014, pode ajudar a compreender mais sobre as características e o poder do podcast.

Pode ser mais um dos fenômenos da nossa sociedade atual, na qual qualquer pessoa com uma ideia e um smartphone gera conteúdos que alcançam e impactam pessoas que nunca viu ou pensou em conversar. Não questionaremos aqui a qualidade, relevância ou veracidade das informações prestadas nas postagens, apenas frisaremos o "empoderamento" que recebem o indivíduo e os grupos para a comunicação e a exposição de ideologias e perspectivas sociais e existenciais.

A experiência como ouvinte de podcast é de cerca de dois anos. Assinando e "desassinando" diversos podcasts, conforme mudanças de interesse. Escuto-os quase que diariamente, principalmente nos deslocamentos em trânsito e nas atividades "braçais" que tenho que desempenhar. Sinceramente, desejo aos ouvintes de podcast a diversão e as reflexões que venho tendo com esses generosos comunicadores, desconhecidos pessoalmente, mas companheiros de viagem e tarefas tediosas.

Experimente. Encontre um tema ou programa de interesse e usufrua da aprendizagem colaborativa que a internet nos permite ter.

Escute. Pratique. Multiplique.

ettore

About Ettore Riter

Psicólogo, Psicoterapeuta, Coach. Atuando profissionalmente desde 2001. Especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Desenvolvimento de Potencial Humano nas Organizações e Psicoterapia Breve. Trabalha com o propósito de auxiliar e estimular o desenvolvimento das pessoas através de diálogos relevantes, para construir uma vida que vale a pena.