Relações Interpessoais no Trabalho: do pessoal ao líder de equipe

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Relações Interpessoais no Trabalho: do pessoal ao líder de equipeFalar de Relações Interpessoais no Trabalho: do pessoal ao líder de equipe parece algo generalizado. É assim que tratamos desse assunto frequentemente. Na Área de Gestão de Pessoas tudo (ou quase) está ligado aos relacionamentos. Devemos tomar o cuidado de não banalizar com uma totalização. Algo banal não recebe mais a devida atenção e, nesse campo, isso é um enorme problema.

É óbvio demais e desprezado demais

Como estão seus relacionamentos no ambiente de trabalho? O relacionamento entre as pessoas é coisa tão óbvia que até paramos de prestar atenção. É óbvio que temos de nos relacionar com outras pessoas em qualquer ambiente que frequentamos, da padaria onde compro pão ao ambiente de trabalho, no qual passo cerca de 8 horas por dia.

Fato é que há muitas coisas acontecendo no âmbito pessoal e no coletivo enquanto um relacionamento está acontecendo. Entre o indivíduo e o grupo, entre a equipe e o líder, entre a experiência da realidade em que estou e o que eu gostaria que fosse esse contexto atual. Muito está acontecendo fora da percepção mais superficial e requer que olhemos com calma, paciência e vontade de ver. Ou simplesmente perdemos tudo o que é importante e ainda pensamos que estamos entendendo o que se passa.

Relações Interpessoais no Trabalho:
Para compreender precisa observar mais

Relações Interpessoais no Trabalho: do pessoal ao líder de equipeÀ medida que se compreende os fatores subjetivos presentes nos processos de relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho fica mais fácil de perceber as fragilidades dos relacionamentos e mais evidentes os cuidados necessários.

Para compreender é preciso observar com atenção e disposição. Você ficaria surpreso com a quantidade de informações relevantes para solução de conflitos, produtividade, liderança, integração e formação da equipe etc. se obtém da pura e simples observação do ambiente de trabalho.

Há elementos pessoais e fatores específicos do contexto profissional que atuam na pessoa, nos conflitos, na comunicação, na liderança e na equipe. Reconhecer e compreender essas questões contribui para construir relações positivas com outras pessoas, com a equipe e com o trabalho. Pode ainda ajudar o líder a compreender e lidar que os conflitos interpessoais e com a formação e condução da equipe.

Um vídeo introdutório

Gravei um vídeo introdutório que tangencia diversos assuntos conectados ao relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Abordaremos os assuntos em vídeos posteriores, desdobrando desse ponta-pé inicial. (https://youtu.be/R4qXp1NGm6Q)

Deixe suas dúvidas, críticas, comentários e sugestões na área de comentário desse post, no formulário de contato do blog, nos comentários do youtube, pelo twitter (@ettoreriter) ou envie para contato@pensaracao.com.br. Ficaremos felizes em ajudar.

ettore

About Ettore Riter

Psicólogo, Psicoterapeuta, Coach. Atuando profissionalmente desde 2001. Especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Desenvolvimento de Potencial Humano nas Organizações e Psicoterapia Breve. Trabalha com o propósito de auxiliar e estimular o desenvolvimento das pessoas através de diálogos relevantes, para construir uma vida que vale a pena.