Ritos e Rituais da vida diária

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

pintura-rupestre-neandertais-20120606-02-size-598Ritos e rituais são parte da vida diária. A vida é repleta deles. Muitas vezes nem percebemos ou nem damos esses nomes. O rito está para a teoria, como ritual está para a prática; um é conteúdo, o outro é forma. Um rito é concretizado por rituais que materializam uma experiência.

Rito, ritual e mito vêm dos estudos das religiões, por isso o tema tem uma aparecia de assunto sagrado. Mas os estudos das sociedades modernas apontam aspectos mais “seculares”, mais “profanos” e, por vezes, menos coletivos, como o ritual pessoal de preparação antes de uma prova ou para um dia de produtividade acentuada. Mesmo particulares em sua execução, esses rituais ganham força e profundidade quando compartilhados com outras pessoas que também os praticam, porque de alguma maneira também partilham dos significados que compõem o rito.

O humano é gregário e um dos importantes efeitos dos rituais é o fortalecimento dos laços sociais entre os praticantes. Os rituais são expressões sociais das vivências simbólicas da coletividade. O símbolo é a união entre o significante (a coisa, a palavra, o gesto) e o significado (o que essa coisa aponta ou representa). O significado não está na coisa, mas está presente através dela. O ritual não tem um fim em si mesmo, mas representa simbolicamente um aspecto da realidade social, por exemplo.

Por que falar sobre ritos e rituais?

Com frequência, esse assunto é relegado à esfera acadêmica e afastado da vida cotidiana, mas a importância de abordá-lo reside na necessidade de simbolização que tem o ser humano. Dada sua dimensão simbólica, o rito é uma linguagem eficaz que conta a história do grupo e fala da sua realidade social. Como numa metáfora, o rito se apresenta por aproximações ou similaridade. Nessas comparações implícitas o simbólico mostra algo que transcende a coisa mostrada, seja por ser difícil de expressar, de compreender ou de abranger os significados.

playmobil-aperto-de-maoEm nossa sociedade atual, alguns rituais podem ser mais claramente percebidos quando relacionados à vida prática, isto é, quando operam um efeito objetivo no contexto, como na vida organizacional, na construção de uma carreira, nas confraternizações, em passagem de fases da vida civil e cidadã/política.

Rituais menos evidentes, com caráter mais subjetivo e menos prático no ambiente, talvez passem despercebidos mesmo ligados a aspectos diários e essenciais da vida, como o desenvolvimento de amizade e relacionamentos, a obtenção de prazer e evitação de sofrimentos e outros momentos de desenvolvimento pessoal que também representam passagem em etapas da vida, como na adolescência.

Ritos e Rituais preenchem a vida

Nossa vida está repleta de ritos e rituais. Observando com atenção os diversos contextos em que vivemos, podemos notar a presença das cerimônias, festas, hábitos sociais e atos de civilidades, que desempenham um papel importante na vida de um grupo. Mergulhados em rituais, por vezes nem entendemos os significados do que estamos fazendo. Fazemos pelo grupo, na vida em grupo.

Compreender os rituais e alcançar seus significados é valioso instrumento de inclusão no grupo. Quando a integração não acontece a contento, o grupo se enfraquece, assim como o ritual. Antes que afete sua identidade como um grupo, a coesão entre os membros é impactada e seus laços sociais e afetivos não são reforçados. A experiência ritual favorece os laços sociais e a coesão do grupo.

É na necessidade humana de simbolização que os ritos encontram o caminho para existir, quer na repetição de rituais estabelecidos, quer pela atualização ou construção de novos. O simbólico é funcional na medida em que propicia a expressar e compreender uma experiência, ou conferir sentidos às vivências e à existência, ou ainda para olhar além de si mesmo e conviver na esfera coletiva. Mesmo que se valha de hábitos ou comportamentos repetitivos, com frequência e insistência nascem rituais que nos levam além do nosso comportamento e além de nossa individualidade, agregando sentidos e significados à nossa existência.

Escute. Pratique. Multiplique.

ettore

About Ettore Riter

Psicólogo, Psicoterapeuta, Coach. Atuando profissionalmente desde 2001. Especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Desenvolvimento de Potencial Humano nas Organizações e Psicoterapia Breve. Trabalha com o propósito de auxiliar e estimular o desenvolvimento das pessoas através de diálogos relevantes, para construir uma vida que vale a pena.