VP003-Super-Homem e Lex Luthor: Altruísmo e Egoísmo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×
Super-Homem e Lex Luthor: Altruísmo e Egoísmo

Super-Homem e Lex Luthor: Altruísmo e Egoísmo

Super-Homem e Lex Luthor: Altruísmo e Egoísmo. Essas atitudes tipicamente humanas são faces da mesma moeda? Como podemos entender esses comportamentos? Temos de escolher por um herói e um vilão? Em que momento somos um ou outro? O que isso tudo tem a ver com Altruísmo Eficaz?

Super-Homem e Lex Luthor: Altruísmo e Egoísmo

Apresentamos brevemente esses dois personagens de quadrinhos para ilustrar e discutir o tema. Mas não são apenas de histórias fantasiosas, também representam nossa humanidade. Ora podemos ser um, ora outro. Temos ambos como possibilidade em nós: em nossa natureza e em nossa cultura. Como nos comportamos é uma escolha pessoal, mas é claro que sofre diversas influências e pressões.

Identificamos como egoísta a pessoa que age como se fosse o "centro do mundo" e coloca-se em primeiro lugar, dando mais valor a seus interesses, opiniões, desejos e necessidades. Geralmente as outras pessoas e o ambiente ficam em segundo plano. Esse comportamento não gera necessariamente um mau aos demais, mas suas opções são apenas individuais. Neste sentido, é a atitude oposta ao Altruísmo.

Altruísta é a pessoa que beneficia os outros, antes ou juntamente consigo. Pode ser entendida como solidariedade à medida que busca atender as necessidades de outra pessoa e valoriza os interesses e opiniões dos outros. O altruísmo pode ser vivenciado individual ou coletivamente, dispondo-se a dedicar-se ao outro.

Prejuízos e benefícios

É importante considerar o equilíbrio. O extremo do egoísmo é prejudicial ao indivíduo e à coletividade; os laços sociais se enfraquecem. A pessoa, sozinha, fica vulnerável a ocorrências ambientais, psicológicas e sociais. Mesmo que não seja essa a sensação, mas de poder, capacidade e independência, o comportamento egoísta tem prejuízos de médio o longo prazo.

Do mesmo modo, é prejudicial a doação extremada, desrespeitando os próprios limites e do outro. Podemos tentar ajudar quem não quer as relações tem impacto negativo, seja pela invasão da ajuda não solicitada, seja pela frustração do ajudador que não foi reconhecido em seu esforço, foi mal compreendido em suas intenções ou por sua ajuda não assertiva. Esse ajudador solícito aparentemente é um altruísta, mas ele deve-se considerar cuidadosamente seu propósito e seus limites.  A questão não é ter um nível mínimo de egoísmo, mas de reconhecer suas capacidades e limites e, talvez, seu desejo de "salvar o mundo" ou "salvar o outro".

Altruísmo Eficaz

Parece até que a simples disposição de ajudar não é suficiente. Simplesmente colaborar financeiramente ou com trabalho voluntário não basta para fornecer a ajuda que se precisa. É importante também evitar desperdícios de tempo e recursos, buscando otimizar as ajudas prestadas, alcançando mais pessoas, abrangendo mais situações. Para lidar com as variáveis contemporâneas, cresce um valioso movimento social para maior eficácia no atendimento de necessidades locais e mundiais, é o Altruísmo Eficaz, defendido pelo filósofo Peter Singer entre outros. Vale a pena assistir sua palestra no TED Talks (Peter Singer: O porquê e o como do altruísmo eficaz).

Esse movimento social se distancia da caridade tradicional, sendo frequentemente menos intuitivo, emocional, impulsivo e reativo. Ele se vale da razão e de evidências e para encontrar as maneiras mais eficazes para melhorar o mundo. Todas as causas e soluções são consideradas para, então, agir de modo a trazer maior impacto positivo à situação.

ESCUTE. PRATIQUE. MULTIPLIQUE.
Esteja aberto para doar e receber.

Playlist do episódio

  • John Ottman - Superman Returns - Main Titles
    (The Hollywood Symphony Orchestra)
  • Richard Wagner - As Valquírias - Cavalgada das Valquírias
    (Philharmonic Symphony Of London)
  • K4MMERER - Blues for the Naive
  • The Jive Turkeys - The Funky Turkey
  • Jampy - Noris
  • Jazz Oil - Traffic_Man
  • Akh-Point - AK - Bring your Ass here
  • zep hurme - Thinkin About It (every 7 seconds)
  • Jason Pfaff - Scream instml
  • K4MMERER - Mind drifting back (Leaving paradise)
  • VJ_Memes - I just wanna see ya (Instrumental Mix 1)
  • Jampy - Speak to Me
  • Fuzzy Tunes - King Louie
  • Tymphony - Thrilled hands holding
  • Ben K Adams - In The Moonlight
ettore

About Ettore Riter

Psicólogo, Psicoterapeuta, Coach. Atuando profissionalmente desde 2001. Especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Desenvolvimento de Potencial Humano nas Organizações e Psicoterapia Breve. Trabalha com o propósito de auxiliar e estimular o desenvolvimento das pessoas através de diálogos relevantes, para construir uma vida que vale a pena.